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Fatores que interferem no desenvolvimento da letra

Letra legível ou grafema

Quem nunca teve vontade de ter uma letra bonita, em que fosse elogiado ou que todos a compreendesse?

A grafema ou a forma da letra que usamos ao escrever, começa a ser estimulada muito tempo antes da alfabetização, no período da infância que chamamos de educação infantil.

Desde bebê, a criança busca através do toque sentir o mundo ao seu redor. Esse movimento faz com que ativamos o nosso cérebro para a aprendizagem acontecer.

Mas, o que isso tem de haver com a letra?

Para escrevermos, devemos desenvolver um movimento muito importante chamado: movimento de pinça.

O movimento de pinça é aquele que usamos para pegar as coisas com as pontas dos dedos, usando o polegar e o indicador. Esses são movimentos necessários para se pegar num lápis e escrever, independentemente se você é destro, canhoto ou ambidestro.

Uma letra legível e bonita precisa de um bom desenvolvimento desse movimento que inicia lá na infância, quando tocamos algo, brincamos ou imitamos certas formas. Para isso, iniciamos fortalecendo as mãos e os dedos usando movimentos de agarrar ou pegar utilizando todos os 5 dedos de cada mão. Depois, começamos com o movimento de pinça até chegar na escrita.

Quando não desenvolvemos bem esse movimento, o corpo exige mais esforço e tornasse cansativo escrever. É muito comum se ouvir queixas de crianças que começam a ser alfabetizadas que reclamam de dores nas mãos, ombros ou pescoço por causa da escrita.

Lembrando que cansar depois de fazer uma atividade é normal. O esforço repetitivo no início desse processo deixa a criança cansada como em qualquer outra atividade física, mais  se depois de estar acostumada a escrever regularmente e a reclamação continuar ou aumentar é necessário verificar outros aspectos como: a postura da criança ao escrever, se o movimento das mão usados ao escrever as letras é correto, entre outros.

Esse movimento deve ser o de pinça, pois outros movimentos podem trazer além de dores musculares, dificuldade de concentração, escrita de letras com formas irregulares ou mal desenvolvidas, o cansaço, entre outros.

Também devemos estar atentos a queixas de dores de cabeças diárias ou dificuldades de enxergar ou ler o que está escrito por você e por outra pessoa, que podem ser sinais também de má visão.

A letra depende também de fatores emocionais, de como a criança está se sentindo naquele momento ou período de sua vida, tais como: se teve um trauma ou uma perca que mudou o seu cotidiano; isso pode ocorre também em casos onde a criança escrevia bem e de repente sua letra muda.

Conclusão

Por fim, existe vários fatores que podem levar a criança a ter uma letra legível e também bonita, mais o importante é compreendermos que a escrita é uma forma de nos comunicar com alguém e que quando escrevemos, alguém está recebendo a nossa mensagem e quanto melhor a qualidade da escrita, mais a letra será o foco da atenção e da compreensão daquilo que você quer comunicar.

Encontrando qualquer uma das causas citadas acima em seu dia a dia é sempre importante buscar um profissional que lhe ajude.

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