Carta de professor para professor

O dia a dia da sala de aula é cheio de desafios. O professor está sempre buscando a melhor forma de desenvolver habilidades que são essenciais na vida e na sociedade em que o aluno convive.

Aprimorar e se apropriar de conhecimentos são tarefas que andam em um aspiral contínuo de reflexão sobre qual caminho devemos percorrer. Dúvidas, incertezas e principalmente desejo de que o almejado seja alcançado faz parte do processo. Mas ninguém está sozinho…, quando se interage com alguém o resultado não depende só de você.

Conhecer o outro, saber o seu limite, instigar a sua capacidade, motivá-lo diante de uma frustação, resultam em experiências maravilhosas. As vezes é preciso de parcerias…, ver e rever muitas vezes, tentar algo novo, buscar pistas no antigo, parar, pensar, refletir e principalmente, não se esquecer de você, pois sem você não há começo.

Quando analisamos nosso passado, observamos que já passamos por muitos momentos que nos trouxeram diversos sentimentos: angústia, perseverança, frustração, otimismo, entre outros. Percebemos que o presente nos revela a satisfação de ter alcançado várias conquistas.

Assim é a vida e a sala de aula, repleta de desafios que se transformam em experiências que tornaram marcas de conquistas, de amizades, de companheirismos presente em todos que por ali passaram.

Esse momento nos engradecemos de felicidade por saber que contribuímos para o desenvolvimento de alguém que naquele período de sua vida você fez parte de seu crescimento, seja ele mental, intelectual, social ou emocional pelo qual enfrentava.

Isto é só um pedacinho do cotidiano de sala de aula de quem convive e deseja um futuro melhor pra sua comunidade, sua escola e principalmente a criança que é o seu principal foco.

Um início de conversa de professor para professor…

Texto: Professora Daniela Godinho